terça-feira, 11 de agosto de 2009

personagens - principais secundários e características.


Principais Personagens:


Dom Quixote

Alonso Quixano, de uma pequena aldeia espanhola, Mancha, tinha mais ou menos 50 anos. Era um homem de costumes rigorosos, um fidalgo, mas vivia em decadência em relação à fortuna, obtida da exploração de suas propriedades, que mal podiam render-lhe para manter uma simples aparência de abastança.

Era magro, alto, de gestos imponentes e de uma certa altivez forçada. Alonso era mais conhecido por sua biblioteca enorme, onde era depositada toda moeda que recebia, tudo em livros sobres novelas de cavalaria andante, coisa do passado na época.

À força de tanto ler esses livros, e de tanto imaginar, foi se afastando da realidade e entrando nas aventuras de cavalaria andante, até romper o elo com a realidade.

Alonso Quixano (já fora de seu juízo), arrumou uma velha armadura enferrujada, um pangaré, que pensava ser um belo garanhão, dando-lhe o nome de Rocinante. Então se autonomeou Dom Quixote de la Mancha. E, para completar sua fantasia de cavaleiro, ele escolheu aquela que julgava uma donzela, para dedicar todos os seus atos.

Sancho Pança

Depois de muitas aventuras como cavaleiro andante, Dom Quixote de la Mancha consegue um fiel escudeiro. Seu nome é Sancho Pança, um gordo e ingênuo lavrador, vizinho de Dom Quixote. Ele era um homem de bem, honesto e trabalhador, mas com um “pequeno” cérebro.

Sancho Pança escutava as imaginações e promessas de Dom Quixote, que dizia a Sancho que se ele se dispusesse a segui-lo, poderia conquistar riquezas, poder e talvez chegasse a ser governador de uma ilha ou coisas superiores.

Depois de tantas promessas como essas, Sancho resolveu ser o fiel escudeiro de Dom Quixote até que um dia largaram tudo e vão viver as aventuras de cavalaria andante.

Sancho, com um jumento e com uma certa lucidez, entrava nas loucuras de Dom Quixote, sempre apanhando, mas nunca se esquecendo das futuras riquezas prometidas.

Sancho Pança já estava sendo conquistado por Dom Quixote, pelas suas loucuras, suas palavras e suas promessas. Dom Quixote já se tornara o amo do fiel escudeiro.

Sancho esteve presente com Dom Quixote em todas as suas aventuras com fidelidade e certa lucidez.

Dulcinéia de Toboso


Dom Quixote, que num passado distante havia em discreto silêncio tido uma paixão, resolve elevá-la à deusa de suas aventuranças. Dulcinéia de Toboso, como foi aclamada, era uma robusta e simples camponesa que vivia em Toboso, um povoado nos arredores de Mancha. Ela era sempre invocada por nosso cavaleiro antes de suas “batalhas”, e todas as suas vitórias eram dedicadas a ela.

6 comentários:

  1. Muito obrigado , bom
    ☺💓💓💓💓👍👍👍

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado , bom
    ☺💓💓💓💓👍👍👍

    ResponderExcluir
  3. cd o jeronimo e dom joao pade empregada ebarbeiro
    caveliro da branca lua alguém sabe me diz fvr

    ResponderExcluir
  4. Quais sai as características da Dulcineia do livro dom Quixote !? Me ajudem por favor. É para um trabalho para entregar próxima semana.

    ResponderExcluir
  5. Ta e cadê os secundários??? Como disse o enunciado?

    ResponderExcluir
  6. Mano qual os personagens principais

    ResponderExcluir